Histórico (Ceará)

Histórico:

O Projeto Variação e Processamento da Fala e do Discurso: Análises e Aplicações – PROFALA, ora em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Teleinformática, da mesma UFC, tem como objetivo geral a implantação de um sistema baseado em tecnologia da informação para análises e aplicações à língua falada e ao discurso.

As análises que o projeto pretende fazer são Lingüísticas (fonético-fonológicas, léxicas, morfossintáticas, pragmáticas, discursivas); Dialetais (variações diatópicas do falar do Ceará e de outros estados nordestinos); Sociolingüísticas (variações diastráticas do falar do Ceará e de outros estados nordestinos) e Psicolingüísticas (processamento da fala e do discurso). Para essas análises, o projeto conta com um banco de dados com corpora já existente na UFC: O Português Não-Padrão do Ceará, o Português Oral Culto de Fortaleza, Projeto AliB-CE, Corpus de Língua Inglesa Falada.

Os resultados advindos desse tipo de pesquisa podem ser muito positivos não só para a descrição e conhecimento da língua falada atualmente no Ceará, mas, principalmente, poderão ser utilizados para estudos comparativos com outras fases da língua portuguesa, além da aplicação para o ensino da Língua Portuguesa, especialmente na alfabetização e no ensino fundamental, mas, também, no ensino médio e superior. Não se deve esquecer a significativa contribuição que pode ser dada para a tomada de decisões no âmbito das políticas lingüísticas no Brasil.

corpus do projeto foi coletado em cidades da região do Cariri, especialmente Barbalha, Nova Olinda, Juazeiro, Várzea Alegre, Altaneira, Mauriti, Caririaçu e Brejo Santo.