Subprojetos

Subprojetos:

  1. GRADUAÇÃO (PIBIC/CNPq/UFC) Projeto: O falar dos africanos e timorenses de língua oficial portuguesa – composição de corpus

Bolsistas:

  • Isabel Lima Rodrigues da Silva (CNPq)
  • Sara Ludje de Sousa Lage (PIBIC/CNPq)

Objetivo geral: compor um corpus do Português falado em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste com informantes residentes no Brasil.

DOUTORADO

PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

1. Representações da Língua Portuguesa e construção de processos identitários no dizer de falantes de países africanos de língua oficial portuguesa (PALOPs) e do Timor-Leste

Bolsista:

  • Camila Maria Marques Peixoto

Objetivo geral: analisar, no corpus do Profala, as representações que os falantes do português africano e do o Timor-Leste constroem do papel da língua portuguesa na construção de seus processos identitários.

2. A situação linguística do Português nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOPs) e no Timor-Leste: as funções sociais e as políticas de difusão.

Bolsista:

  • Cláudia Ramos Carioca

Objetivo geral: Analisar a situação linguística do Português em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste no que se refere às funções sociais desempenhadas pelo Português em cada um desses países e às políticas linguísticas de difusão da língua.